PROPOSTA PEDAGÓGICA

Construtivista e Sócio interacionista, integrando conceitos da Psicologia Social

Durante décadas o aprendizado escolar permaneceu focado no desenvolvimento e capacitação do aluno para ler, escrever e calcular. Neste modelo a memória era priorizada como se ela fosse um arquivo para reter informações. O mundo mudou, as relações humanas se diversificaram e as necessidades dos indivíduos também. Neste novo cenário – em que a diferença será dada pelo talento, somar deixa de ser a operação básica quando o assunto é educação. O verbo de ordem é multiplicar. Multiplicar capacidades, conhecimentos e habilidades.

 

Valores:

Construção do conhecimento: Aprender é apaixonante; a criança é naturalmente curiosa. Isto significa que ela é espontaneamente motivada à aprendizagem. O desinteresse da criança resulta de situações em que foi agredida em seu desejo de investigar o mundo. Cabe ao educador manter e alimentar esta curiosidade inata.

 

Relações que se processam em grupo e na sociedade.
A aprendizagem se dá principalmente no grupo. É no confronto com o outro que percebemos nossa forma de pensar o mundo, nossas semelhanças e diferenças. 


A prática educacional deve ser orientada para propiciar a descoberta de que conviver com outras crianças é prazeroso.


O respeito ao semelhante e o amor são construções, envolvem a capacidade de apostar em si mesmo, no outro e na busca de conhecimento. Amar envolve constatar as próprias incompetências, o que traz como conseqüência o aumento da tolerância em relação ao outro. Amar envolve a capacidade de rir de si mesmo, dos próprios erros. Pressupõe a capacidade de correr riscos, de apostar na capacidade de aprender, de transformar a si e ao mundo.

A escola deve ser um espaço estimulador da capacidade de se expressar através da arte, orientando-se para o desenvolvimento da capacidade criadora.


A ação educacional pressupõe a capacidade de encorajar a criança a formular seus próprios conceitos, expressando-os através de distintas linguagens.

Atividades Extracurriculares

Dança(Ginástica Rítmica): A partir do Grupo 4; | Futsal (Iniciação desportiva): A partir do Grupo 4 | Judô: A partir de 4 anos

Ballet: A partir de 4 anos | Capoeira: Para o Grupo 2 e 3.

Educação Ambiental

 

Temos como responsabilidade ambiental conscientizar nossas crianças sobre os cuidados com o Meio Ambiente. As aulas de educação ambiental ocorrem através de projetos que incentivam as crianças a praticarem, em seu dia a dia, as boas práticas ambientais.

Educação Alimentar

 

Os alunos participam de projetos educacionais sobre a boa alimentação, com o intuito de despertar desde cedo para o prazer de comer e experimentar diferentes sabores.

Leitura

 

Para resgatar o manuseio dos livros e o gosto pela leitura nos seus diversos gêneros, desenvolvemos o projeto da ciranda da leitura, além das atividades pedagógicas na rotina diária dos alunos. É através do importante hábito da leitura que se enriquece o vocabulário e se desenvolve a linguagem escrita, propiciando às crianças a compreensão do uso da linguagem para expressar idéias e interagir no meio social.

 

Artes

 

Nossas crianças exploram e experimentam as múltiplas linguagens das artes. Trabalhando com as cores, texturas e criatividade, as crianças desenvolvem projetos coloridos e que estimulam o desenvolvimento da coordenação motora.

Música

 

Oferecemos a educação através da música como meio de aprendizagem e como forma de interagir com o mundo. Durante as aulas de Música, as crianças aprendem a ouvir e a cantar músicas de diferentes épocas e estilos e, também, a explorar sons e instrumentos, desenvolvendo sua discriminação auditiva e a sua musicalidade. Outro objetivo do PARALELA nessa área é resgatar canções regionais da cultura brasileira por meio de brincadeiras e linguagens rítmicas, fazendo com que as crianças explorem este universo.

Educação Física

 

As aulas de Educação Física compreendem jogos e exercícios organizados com o objetivo de treinar as habilidades de movimentação ampla e a capacidade de atender regras. As crianças executam individualmente os exercícios, como, por exemplo, pular, andar de costas, desviar de obstáculos, num nível de complexidade que varia de acordo com a faixa etária.

Dança (Ginástica Rítmica)

 

Desenvolvendo o ritmo e a consciência corporal, a dança é classificada como aula extracurricular na qual é desenvolvida exercícios, criando coreografias que vêm sendo apresentadas em mostras de dança e festas comemorativas.

Judô

 

O Judô é uma das artes marciais mais conhecidas. Além de trabalhar a defesa pessoal, ajuda na concentração, disciplina e consciência corporal.

Esta prática esportiva é oferecida semanalmente a partir do G4. Anualmente realizamos a Cerimônia de Graduação, momento de grande apreciação dos alunos e familiares ao participarem da troca de nível e cor de faixa dos alunos.

Teatro

 

A oficina de Teatro desenvolve uma proposta inovadora, a partir de uma metodologia dinâmica e moderna que respeita individualmente o potencial de cada aluno, mesmo dentro das atividades coletivas. Isso significa que o aluno será estimulado a superar seus limites, vencer a timidez, desenvolver o gosto pela leitura e melhorar sua comunicação e expressão corporal, desenvolvendo uma atividade cultural descontraída e agradável. Com conteúdo sempre adequado às necessidades da faixa etária de cada turma, orientados por profissionais da área.

Localização

Av. Paralela (atrás do SERPRO)

Tel: (71) 3011-6700

  • Instagram Social Icon
  • Wix Facebook page

Colégio Paralela, Colégio, colegio, paralela, escola, bilingue, bilíngue, turno, integral, salas, digitais, infantil, fundamental, salvador, transporte grátis, transporte

Nossos parceiros

colegio paralela

Acesso ao conteúdo pedagógico UNO

Mapa de localização