PROPOSTA PEDAGÓGICA

Construtivista e Sócio interacionista, integrando conceitos da Psicologia Social

Durante décadas o aprendizado escolar permaneceu focado no desenvolvimento e capacitação do aluno para ler, escrever e calcular. Neste modelo a memória era priorizada como se ela fosse um arquivo para reter informações. O mundo mudou, as relações humanas se diversificaram e as necessidades dos indivíduos também. Neste novo cenário – em que a diferença será dada pelo talento, somar deixa de ser a operação básica quando o assunto é educação. O verbo de ordem é multiplicar. Multiplicar capacidades, conhecimentos e habilidades.

Valores:

Construção do conhecimento: Aprender é apaixonante; a criança é naturalmente curiosa. Isto significa que ela é espontaneamente motivada à aprendizagem. O desinteresse da criança resulta de situações em que foi agredida em seu desejo de investigar o mundo. Cabe ao educador manter e alimentar esta curiosidade inata.

Relações que se processam em grupo e na sociedade.
A aprendizagem se dá principalmente no grupo. É no confronto com o outro que percebemos nossa forma de pensar o mundo, nossas semelhanças e diferenças.

A prática educacional deve ser orientada para propiciar a descoberta de que conviver com outras crianças é prazeroso.

O respeito ao semelhante e o amor são construções, envolvem a capacidade de apostar em si mesmo, no outro e na busca de conhecimento. Amar envolve constatar as próprias incompetências, o que traz como conseqüência o aumento da tolerância em relação ao outro. Amar envolve a capacidade de rir de si mesmo, dos próprios erros. Pressupõe a capacidade de correr riscos, de apostar na capacidade de aprender, de transformar a si e ao mundo.

A escola deve ser um espaço estimulador da capacidade de se expressar através da arte, orientando-se para o desenvolvimento da capacidade criadora.

A ação educacional pressupõe a capacidade de encorajar a criança a formular seus próprios conceitos, expressando-os através de distintas linguagens.

Atividades Extracurriculares

Dança(Ginástica Rítmica): A partir do Grupo 4; | Futsal (Iniciação desportiva): A partir do Grupo 4 | Judô: A partir de 4 anos

Ballet: A partir de 4 anos | Capoeira: Para o Grupo 2 e 3.

Educação Ambiental

Temos como responsabilidade ambiental conscientizar nossas crianças sobre os cuidados com o Meio Ambiente. As aulas de educação ambiental ocorrem através de projetos que incentivam as crianças a praticarem, em seu dia a dia, as boas práticas ambientais.

Educação Alimentar

Os alunos participam de projetos educacionais sobre a boa alimentação, com o intuito de despertar desde cedo para o prazer de comer e experimentar diferentes sabores.

Leitura

Para resgatar o manuseio dos livros e o gosto pela leitura nos seus diversos gêneros, desenvolvemos o projeto da ciranda da leitura, além das atividades pedagógicas na rotina diária dos alunos. É através do importante hábito da leitura que se enriquece o vocabulário e se desenvolve a linguagem escrita, propiciando às crianças a compreensão do uso da linguagem para expressar idéias e interagir no meio social.

Artes

Nossas crianças exploram e experimentam as múltiplas linguagens das artes. Trabalhando com as cores, texturas e criatividade, as crianças desenvolvem projetos coloridos e que estimulam o desenvolvimento da coordenação motora.

Música

Oferecemos a educação através da música como meio de aprendizagem e como forma de interagir com o mundo. Durante as aulas de Música, as crianças aprendem a ouvir e a cantar músicas de diferentes épocas e estilos e, também, a explorar sons e instrumentos, desenvolvendo sua discriminação auditiva e a sua musicalidade. Outro objetivo do PARALELA nessa área é resgatar canções regionais da cultura brasileira por meio de brincadeiras e linguagens rítmicas, fazendo com que as crianças explorem este universo.

Educação Física

As aulas de Educação Física compreendem jogos e exercícios organizados com o objetivo de treinar as habilidades de movimentação ampla e a capacidade de atender regras. As crianças executam individualmente os exercícios, como, por exemplo, pular, andar de costas, desviar de obstáculos, num nível de complexidade que varia de acordo com a faixa etária.

Dança (Ginástica Rítmica)

Desenvolvendo o ritmo e a consciência corporal, a dança é classificada como aula extracurricular na qual é desenvolvida exercícios, criando coreografias que vêm sendo apresentadas em mostras de dança e festas comemorativas.

Judô

O Judô é uma das artes marciais mais conhecidas. Além de trabalhar a defesa pessoal, ajuda na concentração, disciplina e consciência corporal.

Esta prática esportiva é oferecida semanalmente a partir do G4. Anualmente realizamos a Cerimônia de Graduação, momento de grande apreciação dos alunos e familiares ao participarem da troca de nível e cor de faixa dos alunos.

Teatro

A oficina de Teatro desenvolve uma proposta inovadora, a partir de uma metodologia dinâmica e moderna que respeita individualmente o potencial de cada aluno, mesmo dentro das atividades coletivas. Isso significa que o aluno será estimulado a superar seus limites, vencer a timidez, desenvolver o gosto pela leitura e melhorar sua comunicação e expressão corporal, desenvolvendo uma atividade cultural descontraída e agradável. Com conteúdo sempre adequado às necessidades da faixa etária de cada turma, orientados por profissionais da área.